naoperco.com

I SEMINÁRIO DE COMPLIANCE

Clique na data e horário desejados.

Quarta-feira
13
Junho
08:00
 

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Gênero: Cursos e seminários


No dia 13 de junho de 2018, será realizado em Brasília, o I SEMINÁRIO DE COMPLIANCE, ÉTICA E RISCO OPERACIONAL. O fórum de discussão será promovido pela empresa Bricks Consultoria Empresarial.
 

Nesta primeira edição quatro painéis terão como objetivo construir espaços de debate coletivo, troca de experiências e discussões críticas sobre o impacto da cultura do COMPLIANCE nas empresas públicas e privadas, tanto em nível nacional como internacional. 

O Seminário é dirigido aos executivos da área de governança, compliance e controles internos; administradores em geral, membros de conselhos deadministração, conselhos fiscais e comitês de apoio; controllers; auditores; advogados; gestores de negócios; gestores de fundos de investimento; acionistas; funcionários públicos das áreas de administração direta e indireta e estudantes de direito, administração, economia e afins.

PROGRAMAÇÃO:

8h - CREDENCIAMENTO

 

9h - ABERTURA

 

9h20 - PAINEL 1 | COMPLIANCE - O OLHAR PROFISSIONAL


LUCIANO INÁCIO SOUZA
É associado sênior da Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados nas áreas antitruste, compliance, anticorrupção e relações governamentais. Luciano formou-se na Faculdade de Direito de Milton Campos em 1999. É pós-graduado em direito econômico na Fundação Getúlio Vargas (2001) e em negócios internacionais na Fundação Dom Cabral (2005). É mestre pela Georgetown University Law Center em Washington, DC (2012). Ele participou de um programa de capacitação para advogados em Genebra (2009). Luciano foi estagiário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em Brasília (2000) e consultor em direito concorrencial na Federal Trade Commission (FTC) dos EUA, em Washington, DC (2012). É presidente do Grupo de Estudos Jurídicos da AMCHAM/Brasília (2014-2018), secretário adjunto da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/DF (2016/2018) e diretor jurídico da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG (2017/2018)

 

LUIS INÁCIO ADAMS
É sócio das práticas de Contencioso, Arbitragem e Compliance do Tauil & Chequer Advogados. Em Brasília, atua com foco em assuntos relacionados às cortes Superiores e Suprema. Adams atuou como Procurador da Fazenda Nacional do Ministério da Fazenda desde 1993, sendo exonerado a pedido em 2017. Exerceu os cargos de Secretário-Geral do Contencioso do Gabinete do Advogado-Geral da União (2001-2002) e Consultor Jurídico e Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2003-2006). Em 2006, ele foi nomeado para o cargo de Procurador-Geral da Fazenda Nacional do Ministério da Fazenda, até que foi escolhido para ser o Advogado-Geral da União, ficando no cargo de 2009 a 2016. Como Advogado-Geral da União conduziu importantes casos no judiciário, sendo responsável por coordenar o acordo ambiental entre o governo federal e a Samarco, Vale e BHP.
 

ANA CAROLINA GAZONI
Sócia da 360Compliance, professora de Compliance e Eficiência Empresarial do programa de educação executiva do IEL Nacional. Certificada em Compliance e Ética pelo CCEP-I (“Certified Compliance & Ethics Professional”). Advogada reconhecida pelo LACCA - Latin American Corporate Counsel Association (2014, 2015), membro da SCCE – Society of Corporate Compliance and Ethics, da Comissão Permanente de Estudos de Compliance do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo e do Comitê Anticorrupção e Compliance da OAB.
 

GRACE GARBACCIO
Doutora e mestre em Direito pela Universidade de Limoges (França). Professora nos cursos de pós-graduação da ESPM, Fundação Instituto de Administração - FIA, Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, CESMAC e Instituto Minere. Formada em Administração (FJP/UEMG) e em Direito (UFMG). Advogada e consultora do escritório Chenut Oliveira Santiago. Atuou como executiva em empresas multinacionais, tais como Vallourec, Saint-Gobain, Vallourec&Sumitomo Tubos do Brasil e Anglo American.
 

10h50 - COFFEE-BREAK

11h10 - PAINEL 2 | RISCO OPERACIONAL NO COMPLIANCE

PROFESSOR JOÃO CARLOS FÉLIX
Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia e Engenharia da Universidade de Brasília. Tem experiência profissional como analista em avaliação de desempenho, eficiência, georreferenciamento e modelagem em Gestão de Risco de instituições financeiras. Foi gerente nas áreas de Pesquisa de Mercado e Estratégia, Controladoria e na Diretoria de Risco do Banco do Brasil. Foi Coordenador do grupo de modelagem de Risco Operacional da FEBRABAN. Foi professor de graduação, pós-graduação e instrutor em diversas instituições no DF e outros estados. Atualmente trabalha nas áreas de Risco, Engenharia Econômica, Gestão de Projetos e Controle Estatístico de Processos. Atua, principalmente, nos seguintes temas e linhas de pesquisa: sistema financeiro, gestão de riscos e risco financeiro. Pesquisa e Projetos em andamento: Aplicação dos modelos de risco operacional de Basiléia II em instituições financeiras e não financeiras; gestão de riscos em processos de fraudes; modelos de utilização de projetos para educação em engenharia; É Professor e Pesquisador no Programa de pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) da UnB na Linha de pesquisa de Gestão de Risco, investigador em estágio de pós doutorado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC -Portugal).
 

LETÍCIA CECCHIN
Gerente Sênior da PwC Brasil, da prática de Risk. Realizou diversos projetos de Gestão de Riscos em grandes clientes, desde a estruturação da governança até a implementação e condução de avaliações de riscos. Também é responsável pela prática de Gestão de Crises, atuando em projetos de preparação, resposta e recuperação de crises.

12h - 13h50 - ALMOÇO


13h50 - PAINEL 3 | LEI ANTICORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO

JOSÉ AUGUSTO FIGUEIRA
Sócio da PwC Brasil, da prática de Forensics. Conduziu investigações internas nacionais e internacionais e no contexto de apoio em acordos de leniência. Participou de auditorias para companhias relacionadas às práticas da Lei Anticorrupção, FCPA e UK Bribery Act e de programas de compliance. Atuou também na implementação e revisão de programas de compliance, de governança corporativa, programas antifraude e anticorrupção.

ANTÔNIO CARLOS FERREIRA SOUSA
Diretor de Análise e Fiscalização e substituto eventual do presidente do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF), do Ministério da Fazenda. Conselheiro do Subsistema Nacional de Inteligência da Segurança Pública (SISP) e conselheiro suplente do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência (CONSISBIN). Foi conselheiro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), conselheiro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) e consultor de Diretoria da Caixa Econômica Federal. Como reconhecimento institucional e funcional, foi agraciado com as seguintes honrarias: comenda Ordem do Mérito “Cavaleiro” concedida pelo Exército Brasileiro, pela atuação na área de Inteligência Financeira, comenda de Mérito pela atuação na Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro, à Corrupção e na Recuperação de Ativos - ENCCLA 2010 e comenda do Pacificador concedida pelo Exército Brasileiro, pela atuação na área de Inteligência Financeira. Bacharel em Ciências Econômicas e pós- graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria.

ANTÔNIO SUXBERGER
Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (1999), Mestre em "Direito, Estado e Constituição" pela Universidade de Brasília (2005) e Doutor em "Derechos Humanos y Desarrollo" pela Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha). Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e dos cursos de pós-graduação lato sensu da Fundação Escola Superior do MPDFT (FESMPDFT). É professor do máster oficial universitário em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide e Professor Investigador do Programa de Doutorado em Ciências Jurídicas e Políticas da mesma Universidade (linha: Direitos Humanos e Desenvolvimento). É Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
 

RENATA FIGUEIREDO
Coordenadora-geral de integridade do Ministério de Transparência e Controladoria-Geral da União

16h - COFFEE BREAK

 

16h15 - PAINEL 4 | O COMPLIANCE NA PRÁTICA: CASES DE SUCESSO

EDUARDO STAINO
Diretor de Compliance da Andrade Gutierrez. Possui vivência de 10 anos em auditoria interna, gestão de riscos, compliance, processos e sistemas. Foi Consultor Sênior da Deloitte Touche Tohmatsu no período de 2007 a 2011, atendendo empresas nacionais e multinacionais em trabalhos de auditoria interna, gestão de riscos, revisão de processos e Compliance. Desde 2011 está na Andrade Gutierrez, onde já passou pelas áreas de Auditoria Interna e a implantação do sistema SAP. De 2015 a 2016, esteve à frente da Gerência de Compliance para implantação do Programa de Compliance da AG e a partir de janeiro de 2017 assumiu a Diretoria de Compliance do Grupo AG. É Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e tem MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria na FGV-RJ.

 

ANELIZA SOARES
Profissional com experiência nas áreas de Compliance, Trabalhista, Financeira e CSC, desenvolvida em empresas dos segmentos de Petróleo, Varejo, Call Center, Auditoria / Consultoria e Escritórios de Advocacia. Mestre e Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho, com vasta atuação em Compliance e Relações Trabalhistas e Sindicais. Forte atuação em investigação interna, treinamentos, elaboração de políticas, consultivo, contencioso, planejamento e assessoramento de clientes internos e externos, auditoria em processos judiciais e Due Diligence.

 

FELIPE DANTAS
Mestre em Direito pelo UniCEUB, pós-graduado em Direito Público pela UnB e graduado em Direito pela UFRN. Desde 2014 é Doutorando na USP, onde desenvolve tese intitulada "Anticorrupção e Pessoas Jurídicas: Responsabilidade, Sanções e Compliance". Ex-Delegado de Polícia Civil na Paraíba, é membro da carreira de procurador federal desde 2004, com último exercício na Procuradoria-Geral Federal em Natal-RN, onde exerceu a função de coordenador do Serviço de Defesa do Patrimônio Público, Cobrança e Recuperação de Créditos. De 2007 a 2011 esteve em exercício requisitado na Controladoria-Geral da União, trabalhando como Assessor Parlamentar e Assessor da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas. Em setembro de 2013 teve seu exercício novamente requisitado para Brasília, para assumir os cargos de assessor do Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e de conselheiro representante da CGU no Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Em 2015 começou a trabalhar no Walmart como Diretor de Compliance Anticorrupção. Foi professor da graduação no Instituto de Educação Superior Planalto, e da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Potiguar e da Universidade Católica de Brasília. Também é palestrante convidado do Programa Nacional de Capacitação em Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça. 

 

WAGNER GIOVANINI
É engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão Ambiental, Black Belt na metodologia Six Sigma e Máster Coach formado pela Integrated Coaching Institute. Militou por diversos anos na área de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, tendo sido Diretor Técnico do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG), membro do Conselho das Partes Interessadas do Movimento Brasil Competitivo – MBC e membro do Comitê de Meio Ambiente da ABDIB. Atuou como juiz do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) de 2004 a 2012. Durante 29 anos, dedicou sua carreira profissional na Siemens, com quase 8 anos como Diretor de Compliance. Depois, fundou a Compliance Total, mantendo-se como sócio e responsável técnico por seus produtos e serviços. Ministra palestras, cursos e aulas em universidades sobre temas como ética e integridade corporativa. É coautor dos livros Ética Empresarial, publicado pela FNQ em 2011 e Lei Anticorrupção e Temas de Compliance, pela Editora JusPodivm em 2016, e autor do livro Compliance – A Excelência na Prática, publicado em 2014. Coordena também o Comitê Técnico da DSC 10.000, primeira norma brasileira para certificação de Sistemas de Compliance.

18h15 - ENCERRAMENTO
 

* Convidados sujeitos à alteração sem comunicação prévia.

Serviço:
I SEMINÁRIO DE COMPLIANCE, ÉTICA E RISCO OPERACIONAL
Data: 13 de junho de 2018, das 8h às 18h
Local: Teatro Ulysses Guimarães - UNIP 913 Sul
Endereço: SGAS QUADRA 913, S/N - ASA SUL | BRASÍLIA - DF

PASSAPORTES: 
Alunos e funcionários do Instituto Minere, IDP, sócios SAMS CLUB e clientes CLARO CLUBE - R$ 370,00 
CAADF/OAB - R$ 340,00 
Estudantes de GRADUAÇÃO - R$ 200,00
PASSAPORTE INTEGRAL - R$ 740,00

Informações: (17) 4141-4440
Produção: BRICKS Consultoria Empresarial

 

Segurança

Plataforma de pagamento lider.

Sem entrega

Você mesmo imprime seu ingresso.

Suporte 24/7

Suporte técnico (61) 4101-1230.